Sobre a proposta

|
            Poderíamos descrever, mas seríamos repetitivos. As literaturas que nos guiam apontam as mesmas lógicas intrínsecas: "Compreender o que é o dinheiro é imprescindível para que se possa entender os fundamentos básicos do Sistema Monetário vigente e como ele poder ser melhorado, não somente do ponto de vista econômico mas, principalmente, dos reflexos que causa à sociedade como um todo" – afirma o Movimento Monetário Mosaico, fundamentador da Economia Solidária. Como um imã a que tudo compele, o MoMoMo apresenta-se como um concentrador de metodologias e práticas econômicas que visam eliminar a pobreza, a desigualdade e a falta de harmonia existentes no mundo, resultados de um sistema econômico caótico, desregulado e em crise.
            A fim de que mais informações convirjam neste mesmo ponto, o FIDES apresenta-se como uma proposta inovadora, capaz de tornar congruentes as culturas cientifica e popular, elevando, assim, todo o embargo teórico e a praxis a um mesmo patamar. Diz-se na Universidade Popular da Bahia: “O maior capital do século XXI é o conhecimento!”. Então, frisa-se, ao PIOR estilo ortográfico (mesóclise tira qualquer um do sério!): buscá-lo-emos!
            A proposta do FIDES é ser um mecanismo de ação social. Para tanto, este embasa um novo modelo de economia, que visa vincular os conhecimentos científicos e populares. Para tal conjuntura, buscaram-se as metodologias adequadas ao estado da arte do atual Sistema Econômico, que, como dito, entremeia vários aspectos da vida humana. Encontramos no MoMoMo os fragmentos necessárias para criar este novo mosaico econômico. Quando, no entanto, compreendemos o atual estado da arte e visualizamos os atuais paradigmas, vislumbramos a incompatibilidade de tal inovação frente às contradições existentes no atual paradigma. O FIDES pretende ser para o sistema o mesmo que uma ponte o é para uma ilha: a ligação entre diferentes mundos que permeiam a mesma realidade. A compreensão desta realidade, auxiliar-nos-á, a todos os humanos, a buscar a unidade humana; a humanidade, composta por TODOS os seres humanos – e não pelos afortunados detentores de papéis cifrados.

“Você pode não fazer parte desta rede, mas esta rede sempre fez parte de você...!” 



Saiba mais:
Força, Identidade e Desenvolvimento Solidário