Força, Identidade e Desenvolvimento Solidário

|


(...) O dinheiro aqui é exclusivamente de papel, dotado de um adesivo de segurança com o símbolo e os dizeres “Banco Palmas”, além de um código de barras e um número de série – tudo para evitar a falsificação e garantir o valor daquelas notas. Em seu verso, lê-se a impotente advertência conscientizadora: “Está totalmente proibida a troca ou negociação deste bônus por dinheiro. Ele só poderá ser utilizado como meio de bonificação na aquisição de mercadorias por serviços com comércios e pessoas conveniadas com a ASMOCONP, com valor de 1 bônus por um real. Essas atividades promovem o desenvolvimento local social e ambientalmente sustentável”. Há, ainda, no verso, um símbolo que funciona como marca d’água e que nos coçou muito a cabeça nesta tarde.
Trata-se de uma cornucópia. Palavra de origem latina, cornu copiae = chifre da abundância. De acordo com a mitologia grega, Zeus teria sido alimentado por uma ninfa do Olimpo com leite de cabra. Quando crescido, Zeus presenteou esta com um chifre de cabra mágico, capaz de produzir infinitamente alimentos e o que mais seu possuidor desejasse. É, claro, símbolo de abundancia. Nos Palmas a abundancia é visível: representa trabalho, que todos podem dar à comunidade, e que foram materializados em moeda – como uma medida de troca.
Essa abundancia não pode ser desperdiçada. Temos força, idéias, vontade, necessidades de nos relacionarmos...O dinheiro, nossa metáfora, nossa medida de troca, deve nos ajudar.
       Por isso a cornucópia foi eleita como estigma para o FIDES. Temos essas abundancias; só precisamos fazê-las interagirem: precisamos de uma metáfora nova às pessoas que não têm acesso à “medida de troca” estatal (no nosso caso, o real). Potencial humano em abundancia, convergindo para um mesmo objetivo; pessoas que progridem juntas, que interagem como uma unidade composta por humanos. Como HUMANIDADE...
       As três "cores pan-africanas", defendem a unidade da África e dos africanos. No FIDES estas cores também se mostram lógicas. O vermelho representa o sangue dos mártires africanos; o verde, a vegetação do país; e o amarelo toda a riqueza e prosperidade da África. Os mesmos valores são por nós aceitos, mas, claro, num contexto mais abrangente que o que se restringe à África. Falamos e tencionamos auxiliar a humanidade...



       O FIDES tenciona ser uma ferramenta para a interação humana. O nosso valor está na confiança recíproca que existe entre esta unidade. Por isso o nome FIDES: palavra de origem latina, que significa “confiar”. E é essa confiança e essa união que nos dão Força e Identidade, e que nos permitem o Desenvolvimento Solidário. O FIDES surge num contexto atemporal e global: vem da união de valores gregos, latinos e africanos, que estimulam e estimularam grande parte da cultura humana no globo todo.



“Faço todo mundo crer que o buraco é mais em cima e que as pessoas não precisam tanto de dinheiro, não!” (estrofe da música “Dinheiro” do grupo curitibano Molungo. Conheça-os: http://www.myspace.com/grupomolungo)


LEIA NA INTEGRA!

2 comentários:

Andréa disse...

Ehhh....consegui, não vou repetir tudo do mail,porque to aqui em Palmas-PR em banca de concurso pra professor.
Só reforço muita força e paz pra vocês guris!!!Beijo
Andréa

Biota Subtropica Caiçara disse...

Ae! Gostei do meio de comunicação piazada! Mandem bala que estamos acompanhando e se precisarem de algo gritem e viva o FIDES Caiçara! Beijos Liliani

Postar um comentário